segunda-feira, 27 de maio de 2013

Alunos do Dom Gastão que cursarão Universidade em 2013.


Alunos do Dom Gastão que cursarão Universidade em 2013.

A Equipe Gestora e os professores da EE “Dom Gastão Liberal Pinto” parabeniza os/as alunos(as) das 3ªs séries do Ensino Médio que seguirão seus estudos em um patamar mais elevado, cursando uma Universidade e se tornando grandes profissionais em seus mais variados ramos.
Segue abaixo os nomes dos alunos (as), os cursos e Universidades que buscarão a sua formação acadêmica.

Nome do aluno (a) – 3ºA
Curso
Universidade
Bruna Tiosso Peixoto
Psicologia
UNIARA
Rafaela Flávio Anselmo
Engenharia de Produção
Ciências Contábeis
UNIARA
UNIP
Angélica Camargo Carvalho
Administração
UNIARA e UNIP
Ana Cláudia da Silva Pinto
Arquitetura e urbanismo
UNIARA e UNIP
Bruno Roberto Moreira
Biomedicina
UNIARA
Valéria Maria Botácio
Administração
UNIARA
Cinthia Lara Fajardo
Engenharia de Produção
UNIARA
Rafaela Tainá Rodrigues
Psicologia
UNIARA e UNIP
Luana Pires dos Santos
Eng. de Produção Mecânica
Engenharia de Produção
UNIP
UNIARA
Gabriela da Silva Santos
Direito
Psicologia
UNIP
UNIARA
Nayara Romanenghi
Educação Física
UNIARA
Isabela M. P. Ricardo
Educação Física
UNIARA
Maria Gabriela Silva de Carvalho
Estética e Cosmética
UNIARA



Nome do aluno (a) – 3ºB
Curso
Universidade
Sabrina Botigelli
Educação Física
UNIARA e UNIP
Tainara Aparecida da Silva
Direito
UNIARA e UNIP
Luana Mensato
Biomedicina
UNIARA e UNIMAR
Dhara Gabriela Lobo
Engenharia Bioenergética
UNIARA
Rafael Stolberg
Farmácia
UNIP
Franciele Camargo
Psicologia
UNIP
Jeisse Kelly Ferreira de Lima
Engenharia Civil
UNIARA
Marcelo Henrique Valença Junior
Direito
UNIARA
Ingrid Caroline Alves dos Santos
Direito
UNIARA
Cíntia Evangelista
Pedagogia
UNIP
Vanessa Rugani Marangoni
Educação Física
UNIP



Nome do aluno (a) – 3ºC
Curso
Universidade
Beatriz Ribeiro Gambero
Enfermagem e Biomedicina
UNIP
Bruna da Silva de Jesus
Biomedicina
UNIARA
Sávio Roberto Tinós
Biomedicina, Biologia e Agronomia
UNIARA
Marcieli Andressa
Agronomia
UNIARA
Giovana Cristina Morais França
Biomedicina
Odontologia
UNIP
UNIARA
Letícia Dias Gonçalves
Psicologia
UNIP



Nome do aluno (a) – 3ºD
Curso
Universidade
Jaine de Oliveira Bernardo
Enfermagem
UNIARA
José Augusto Amâncio
Engenharia Mecatrônica
UNIARA
Patrícia Pellegrini
Administração
UNIARA
Luis Henrique Coura
Economia
UNIARA
Amanda Mourão Brabo
Medicina Veterinária
UNIP



Nome do aluno (a) – 3ºE
Curso
Universidade
Marcos Vinícius Gonçalves
Direito
UNIARA E UNIP
José Francisco Gonçalves Júnior
Farmácia
UNIARA
Jaini de Melo Rezende
Agronomia
UNIARA
Patrícia de Almeida Silva
Direito
UNIARA

Artigo de opinião “Diferença entre Arte e Diversão”


Artigo de opinião
“Diferença entre Arte e Diversão”

O longa metragem “A Cartomante” dos diretores Wagner de Assis e Pablo Uranga, produzido no ano de 2003, trata de um assunto polêmico em qualquer época: a traição, ou seja, o adultério.
Inspirado no conto do mesmo nome, escrito no século XIX, pelo autor Machado de Assis, o filme conta a história de três pessoas que, por conta do destino, se encontram. Vilela, médico formado que trabalha em um hospital do Rio de Janeiro, está prestes a se casar com Rita, uma moça ingênua que acabou de se mudar para a cidade grande. Vilela apresenta à sua noiva Camilo, um velho amigo de infância, que vive uma vida tranqüila e não está acostumado a trabalhar.
Tudo muda a partir do momento que Rita e Camilo começam a se envolver, tornando-se amantes. A história conta também com uma psicóloga, esta de suma importância ao longo do filme, que está sempre presente na vida de Rita, por ser insegura em relação as suas escolhas.
O filme mostra, com cenas fortes, vícios que podem ser considerados da época atual, como drogas, bebidas e sexo; enquanto o conto, do qual se originou o filme, valoriza os costumes e culturas de uma época antiga.
Inclui no elenco atores famosos, como Débora Secco, Giovana Antonelli e Luigi Barricelli, o que faz com que o filme, que é brasileiro, seja bem feito e tenha audiência. Mas, ao contrário do conto, o filme foca a diversão e coisas passageiras.
Apesar de bem feito e interessante, o filme deixa a desejar quando comparado ao conto. Espera-se uma coisa totalmente impactante e que prenda a atenção do telespectador, mas se tem algo mais voltado para o entretenimento.
O conto é duradouro, ou seja, o leitor não irá esquecê-lo; enquanto o filme, visto como passa tempo, será esquecido mais rápido. Mais uma vez, fica provado que a arte ainda é preferível à diversão.
Aluna: Tainara Ferreira – 2ª série B – Ensino Médio
Professora: Maria Josefina Simionato Hortense

Atividade complementar ao Currículo de Língua Portuguesa


Atividade complementar ao Currículo de Língua Portuguesa

Escrita de relato e crônica narrativa dos alunos da 5ª séries e da 6ª série “C”

O relato narra fatos reais, vivenciados pelo próprio autor.
Os relatos das rotinas e vida cotidiana parecem “sem imaginação ou criatividade”, porque sua função não é contar uma história, mas simplesmente registrar uma situação vivida por uma pessoa real, em um tempo real, documentando suas ações.


O esporte na minha vida

Em minha cidade temos um time de futebol, disputamos vários campeonatos e já ganhamos sete. Viajamos por muitas cidades, fazemos amigos por onde passamos. O esporte é muito importante na minha vida, pois impede que eu fique pelas ruas depois das aulas ou ante de ir à escola.
Eu estudo à tarde e treino pela manha das 8:00 até as 10:00 horas. Assim, fico o tempo todo ocupado e não sobra tempo para ficar na rua.
Gosto muito de futebol, pretendo ser profissional para o orgulho da minha cidade e de meus pais. Jogo como lateral direito, é a posição que ocupo no campo.
Também jogo footsal, disputamos campeonatos desta categoria. Espero que todas as crianças e adolescentes se interessem por qualquer tipo de esporte, só assim, poderemos ter um futuro digno.
Rodrigo Sérgio de Jesus Junior – 6ª C
Professora Esmarina




Crônica narrativa: é um gênero narrativo curto publicado em jornal ou revista e trata de acontecimentos do cotidiano.
Tem como objetivo envolver, emocionar o leitor. É elaborada em linguagem mais coloquial.
O texto escrito pelos alunos teve como tema: “um dia importante na vida”.


Um dia importante na minha vida.

Um dia eu fui de balsa à praia de Ilha Bela. Quando cheguei à Ilha Bela tirei meus sapatos, e fui direto colocar meus pés na areia. Dei um sorriso de felicidade e escrevi o meu nome naquela areia branca e fofa. Depois passei protetor solar, entrei no mar, dei um mergulho e logo após saí e fui tomar uma água de coco.
Em seguida parti para a balsa, fui a Praia Grande, e imediatamente entrei no mar, me afoguei e apavorada gritei por socorro. Estava desesperada, me debatendo, e um homem veio em minha direção e me puxou pelo braço e eu “agradeci” por ter me salvado, e se não fosse ele eu não estaria viva. Os apuros nos fazem refletir com a vida é importante.
Professora Esmarina

EE “Dom Gastão Liberal Pinto” participa da final Estadual da Olimpíada Escolar do Estado de São Paulo.


EE “Dom Gastão Liberal Pinto” participa da final Estadual da Olimpíada Escolar do Estado de São Paulo.

A aluna Sara Monteiro da Silva participou da etapa final das Olimpíadas Escolares do Estado de São Paulo realizada na cidade de Araraquara entre os dias 16 a 19 de outubro, obtendo um bom resultado na prova de 3000 metros, classificando-se para Seletiva Paulista (01 e 02 de novembro), onde será formada a equipe que representará o estado de São Paulo nas Olimpíadas Escolares Brasileiras (Cuiabá - MT – de 25/11 a 08/12 de 2012).
Parabéns Sara pelo seu excelente desempenho e ao professor Aloísio que vem orientando o seu treinamento.

Curiosidades cientificas


Curiosidades cientificas


·         Se uma pessoa gritasse durante 8 anos, 7 meses e 6 dias, teria produzido energia suficiente para aquecer uma xícara de café…
·         Em 10 minutos, um furacão produz mais energia do que todas as Armas Nucleares juntas.
·         A probabilidade de você viver até os 116 anos é de um em 2 bilhões.
·         É fisicamente impossí­vel lamber o próprio cotovelo.
·         Um raio atinge uma temperatura maior do que a da superfície do sol.
·         Os raios se movem com velocidade média de 246 km/s para descargas com polaridade positiva e 304 km/s para as descargas de polaridade negativa.
·         No núcleo do sol, a cada segundo, 600 milhões de toneladas de hidrogênio se convertem em héio.
·         O grafite do lápis e o diamante possuem a mesma forma química e se diferenciam unicamente pela estrutura cristalina

Editorial 2


Editorial 2 

Antes de comentar a segunda edição do Jornal Dom Gastão, é preciso primeiro parabenizar todos os nossos alunos, que souberam aproveitar as informações e conteúdos da primeira edição dessa importante conquista de nossa escola, que sem dúvida representou uma evolução didática, cultural e pedagógica, tanto para alunos como para a direção e professores da escola.
O objetivo principal do jornal foi divulgar os acontecimentos importantes desse ano letivo, como projetos e trabalhos realizados pelos alunos, calendário de provas, curiosidades e informações úteis a todos seus leitores, também para mostrar que a educação é muito mais do que apenas assistir às aulas.
Nessa edição pretendemos a mesma qualidade de conteúdo, usando desse jornal para acrescentar algo bom na vida dos alunos e também compartilhar as coisas boas da nossa escola com todos.
Aproveite ao máximo essa leitura, que foi preparada da melhor maneira possível para que possa ser útil e aproveitável por toda a comunidade escolar.
Boa leitura!

Programa e Concurso – “A Saúde Bucal” “Mostre seu sorriso e o seu talento”


Programa e Concurso – “A Saúde Bucal”
“Mostre seu sorriso e o seu talento”

Pasta, escova, água e muita disposição. É assim que deve ser a rotina diária da escovação dos dentes para que o sorriso fique bonito e a boca longe de doenças.
A Escola Estadual “Dom Gastão” participa do programa odontológico “A Saúde Bucal”. Em parceria com o Governo do Estado de São Paulo, o Conselho Regional de Odontologia do Estado de São Paulo, promovem o concurso com a idéia de ampliar a conscientização sobre todos os benefícios ligados à saúde bucal.
Alunos do Ensino Fundamental receberam o material ilustrativo com o tema “Mostre o Seu Sorriso e o seu Talento”. O concurso tem o objetivo de mostrar aos alunos a importância da preservação da saúde bucal, abordando assuntos como: mastigação, alimentação saudável, doenças ligadas à boca e aos dentes e prevenção.
Professoras de Ciências que desenvolveram o programa: Seviane Martins Carvalho Lofrano, Tatiane Mara Tamborlin Binkowski e Roseli Devecchi de Fávari.

Projetos de Ciências


Projeto: Reciclagem de resíduos sólidos
          Foi realizado o projeto reciclagem com os alunos das 5ª A e B, 6ª A e 7ª A, sob a orientação da Professora de Ciências Seviane Martins Carvalho Lofrano, com o objetivo de mostrar a importância da reciclagem, bem como na escolha de materiais para serem reciclados. “É preciso fazer considerações sobre o lixo como um importante arsenal de matéria a ser aproveitado, como composto orgânico, ou reciclada, e o problema da produção de materiais não-degradáveis”. As questões lixo, reciclagem e reutilização vêm sendo consideradas cada vez mais urgentes e importantes na sociedade, pois o futuro da humanidade depende da relação estabelecida entre a natureza e o uso pelo homem dos recursos naturais disponíveis. Neste projeto, abordamos sobre a necessidade de conscientização e mudança de valores e atitudes para que os alunos venham inserir no seu cotidiano. Sensibilizar os alunos, para se tornarem cidadãos conscientes, aptos para decidirem e atuarem na realidade sócio-ambiental de um modo comprometido com a vida, com bem estar de cada um e da sociedade por meio de atitudes e cuidados com o meio ambiente através da reutilização, reciclagem e redução de lixo.
Vantagens da coleta seletiva
Contribui para a melhoria do meio ambiente, na medida em que:
* Diminui a exploração de recursos naturais
* Reduz o consumo de energia
* Diminui a poluição do solo, da água e do ar
* Prolonga a vida útil dos aterros sanitários
* Possibilita a reciclagem de materiais que iriam para o lixo
* Diminui os custos da produção, com o aproveitamento de recicláveis pelas indústrias
* Diminui o desperdício
* Diminui os gastos com a limpeza urbana
* Cria oportunidade de fortalecer organizações comunitárias
* Gera emprego e renda pela comercialização dos recicláveis
Roupas produzidas pelos alunos com materiais recicláveis
           
 

Projeto: “Confecção de sabão ecológico”.

Ainda na disciplina de ciências, sob a coordenação das professoras Roseli Devecchi de Fávari, Tatiane Mara Tamborlim Binkowiski e Seviane Martins Carvalho Lofrano, os alunos das 5ª A e C e 7ª B e C desenvolveram mais uma atividade de reutilização de materiais descartados pelo uso doméstico: o óleo de cozinha já utilizado em estabelecimentos comerciais (restaurantes, bares, lanchonetes, pastelarias, hotéis etc) e também na cozinha doméstica foi transformado em sabão.
Além de aprender uma forma barata e prática, as crianças ainda estarão contribuindo para um mundo sustentável, onde pequenas e significativas experiências refletem diretamente no meio ambiente e de forma positiva.
Os alunos se divertiram mexendo os produtos que compõem o sabão e aprenderam muito sobre a importância da reutilização e da reciclagem de materiais.

 

  

     




Experimento: Os microorganismos estão em todos os lugares

A professora Roseli realizou com os alunos da 6ª série C um experimento cujo objetivo é concretizar a idéia de que os microorganismos estão em todos os lugares de nosso ambiente e, consequentemente, estamos em contato com eles durante todo o tempo. A execução do experimento, além de fornecer resultados que servirão de base para o desenvolvimento de habilidades específicas da disciplina, como também registrar e interpretar dados experimentais.
Os microorganismos estão em todos os lugares, mas como são muito pequenos, não conseguimos observa-los a olho nu. Ao encontrarem um ambiente capaz de fornecer nutrientes e condições para seu desenvolvimento, eles se instalam e se multiplicam, possibilitando que os enxerguemos, pois formam colônias com milhares de organismos juntos. Nesse caso, o meio ideal para o crescimento dos microorganismos foi um meio de cultura, que continha: água, açúcar, gelatina incolor e caldo Knorr.
    

Resenha do filme:“Guerra de Canudos” Quem realmente perdeu?


Resenha do filme:
“Guerra de Canudos”
Quem realmente perdeu?

Como era de se esperar, o filme veio com tudo, figurinos e cenários típicos do sertão da Bahia onde o ambiente era hostil e quase sem vida, baseando-se em fatos reais que aconteceram entre 1896 e 1897.
A obra mostra uma visão de um Brasil sem alma, onde seus compatriotas são cruelmente atacados por republicanos fortemente armados. É uma visão interessante sob vários pontos de vista.
Tudo começa quando o governo passa a cobrar altos impostos de uma população pobre no sertão da Bahia, confisca o gado magro de uma família, desestruturando-a física e economicamente. A filha mais velha se muda para um bordel por não aceitar ir junto à família para Bello Monte seguindo um homem chamado de Conselheiro, um religioso fanático.
Esse grupo começa a construir suas moradas em Bello Monte, que mais tarde será o palco da guerra, gerada porque a comunidade se revoltou contra cobradores de impostos. Estes foram expulsos violentamente pelos sertanejos. Assim ocorrem mortes, desacordos e os habitantes passam a se perguntar se o que está acontecendo é Deus quem deseja ou não?
O filme é triste e aborda de certa forma desentendimentos e separação das famílias motivadas por questões políticas e religiosas, ocorrem também paixão e desencanto pela própria vida. Uma situação dolorosa onde não se sabia quem sofria mais.
Ficava aquela dúvida em certos momentos: de quem realmente era a culpa, que um lado apresentava mais sanguinário que o outro.
O filme é importante para que conheçamos um Brasil não muito distante, pobre e impiedoso com seus brasileiros que só queriam sair vencedores para poderem serem felizes de novo.
Aluna: Ana Cláudia da Cunha – 3ª série D – Ensino Médio
Professora: Maria Josefina Simionato Hortense

Sarau no Dom Gastão


Sarau no Dom Gastão

Os alunos do 3º ano do Ensino Médio da EE Dom Gastão Liberal Pinto, coordenados pelas professoras Roseneide e Márcia, tiveram uma noite célebre de aprendizado e sentimentalismo nostálgico à literatura brasileira.
A realização do Sarau teve como foco as Vanguardas Européias e a Semana de Arte Moderna. Os temas desenvolvidos em seminários nas aulas de Língua Portuguesa cotara com a irreverência dos alunos nas declamações e interpretações de poesias de Fernando Pessoa, Mário de Andrade, Drummond, Cecília Meireles, João Cabral de Melo Neto... e músicas com “Garota de Ipanema”, de Vinícius de Moraes. Tudo isso num ambiente mágico, sentimento puro e elegância dos participantes que cheios de entusiasmo e intimismo provocaram o sabor desse momento inesquecível.
O envolvimento criou uma esfera de cultura, prazer e satisfação em cada interpretação.
As lágrimas... foram inevitáveis e a alegria contagiou a todos que puderam provar o quanto a literatura proporciona prazer.

Ser curioso faz bem pra memória


Ser curioso faz bem pra memória

Problemas de memória? Seja mais curioso!

 

Curiosidade para alguns pode ser descrita como "sede de conhecimento". Para outros, é um mecanismo que pode aprimorar a nossa memória.
                                                                            Ressonância magnética confirma que a curiosidade aumenta a atividade cerebral
Pesquisadores fizeram ressonância magnética em algumas pessoas enquanto eles liam perguntas de conhecimento gerais. As imagens da ressonância mostraram que a curiosidade aumentava a atividade cerebral (na parte da memória) quando as pessoas respondiam errado, o que sugere que a curiosidade pode melhorar a memória quando lidamos com informações novas e surpreendentes. Essa previsão sobre o aumento da memória foi confirmada em um estudo comportamental: Um nível alto de curiosidade no começo da sessão foi correlacionado a uma melhor lembrança das respostas mais inesperadas de uma a duas semanas mais tarde.

Viagem aos Museus de São Paulo


Viagem aos Museus de São Paulo


No dia 23 de agosto os alunos das segundas séries “B e D” do Ensino Médio da EE Dom Gastão Liberal Pinto, coordenados pela professora Maria Josefina, estiveram em visita no Museu Paulista e no Museu da Língua Portuguesa em São Paulo, atividade de um Projeto Didático – Pedagógico interdisciplinar de língua Portuguesa, História e Arte, elaborado pela escola e aprovado pela Secretária de Estado da Educação.
            Foram visitas de extraordinário valor cultural e de aprofundamento do conhecimento de forma bastante prazerosa.
            No Museu Paulista (Museu do Ipiranga) pode ser vista parte da História do Brasil por meio de objetos lá expostos, dos quadros de Pedro Américo, Vitor Meireles e Almeida Júnior que lembram momentos importantes do Brasil – Colônia e do Brasil – Império. Conheceram também o Monumento da Independência do Brasil e o local onde se deu o momento decisivo do acontecimento histórico, ou seja, as margens do riacho do Ipiranga.
            No Museu da Língua Portuguesa, por meio de atividades anteriormente desenvolvidas nas aulas de Português e por meio da visita monitorada, os alunos tiveram aprofundamento no conhecimento da origem das palavras, da relação língua – cultura, dos diversos falares e usos da língua portuguesa no Brasil. Além disso, tiveram contato com a alta tecnologia do Museu que permite o aprendizado por meio de interação entre o visitante e o espaço.
            Como complementação da viagem foi-lhes oportunizado o conhecimento de outros espaços interessantes da Capital Paulista, como o Mercado Municipal e o Shopping Center Norte.
            Parabéns aos alunos que puderam e souberam aproveitar bem esses momentos de enriquecimento cultural.

Visita ao Zoológico e ao Shopping de Bauru


Visita ao Zoológico e ao Shopping de Bauru

No dia 13/09/2012 os alunos da 1ª série B do Ensino Médio realizaram uma excursão ao Zôo e ao Shopping de Bauru acompanhados pelos professores Leandro (Geografia) e Juliana (Biologia).
A visita ao Zôo permitiu aos alunos observarem a grande diversidade da fauna e da flora de nossa região, do Brasil e no mundo, contribuindo para a melhor compreensão da biodiversidade.
No Shopping, puderam compreender as modificações que a urbanização realiza nas cidades, bem como a forma que o capitalismo consumista atua nas grandes cidades através dos apelos publicitários.

Arquivo do blog

Palavra da vice-diretora

Palavra da vice-diretora


Disciplina é liberdade”

Até pode parecer contraditório, mas não é. Somente através da disciplina pode-se obter a liberdade. Disciplina não é só ter obrigações, deveres, regras, condicionamentos ou cumprir exigências, pelo contrário, disciplina também é se auto-gerenciar, é estipular condições importantes e necessárias para que, durante a busca por suas metas pessoais, não haja complicações nem nada que nos impeça de atingir tal objetivo.

Disciplina é a peça chave da competência, afinal, é competente aquele que cobra resultados de si mesmo e não espera que outros façam isso. E esses resultados obtidos com disciplina não são para os outros, são para você mesmo.

Alguém que se disciplina em algum objetivo, garante que ele seja realizado com sucesso e acaba com qualquer chance de falhas. Ninguém vence na vida sem ter disciplina. Não adianta nada planejar atos e ações e, sem disciplina, não cumprir todas as suas vertentes que se fizerem necessárias.

Quem não conhece pessoas muito inteligentes e capazes que, por falta de disciplina, não conseguem aproveitar todo esse potencial e transformá-lo em resultado. Por exemplo, um rapaz acima do peso que estipula a meta de emagrecer deve disciplinar-se a praticar exercícios regulares, não ingerir comidas com alto teor de gorduras e etc. Ninguém cobrará essas atitudes dele, e se ele mesmo não o fizer, jamais alcançará seu objetivo.

A vida escolar prepara crianças e jovens para o futuro, para o competitivo mercado de trabalho e para a vida. Quem tiver bom desempenho nas atividades propostas pela escola terá mais facilidade em ter um bom emprego, realizar as tarefas que lhe for designada. Aprender a seguir regras torna possível a adaptação em empregos que exigem disciplina, e pode ter certeza, que todos os bons empregos exigem.

Aliada as suas qualidades e dons, a disciplina permite chegar onde se quer. E quando se alcança os objetivos propostos, nos tornamos ainda mais fortes. Estando mais fortes, passamos a ter a oportunidade e a liberdade de fazer escolhas. E escolher é a verdadeira liberdade. Poder escolher é ter caminhos a seguir, é ter opções, é ter oportunidades criadas não pelo destino ou pela sorte, mas pelas possibilidades criadas por nós mesmos, por aqueles que têm disciplina.

Enfim, quem tem disciplina faz o seu próprio caminho. E isso é ter liberdade.

Lia Matheus

Vice-dirretora