segunda-feira, 27 de maio de 2013

Projetos de Ciências


Projeto: Reciclagem de resíduos sólidos
          Foi realizado o projeto reciclagem com os alunos das 5ª A e B, 6ª A e 7ª A, sob a orientação da Professora de Ciências Seviane Martins Carvalho Lofrano, com o objetivo de mostrar a importância da reciclagem, bem como na escolha de materiais para serem reciclados. “É preciso fazer considerações sobre o lixo como um importante arsenal de matéria a ser aproveitado, como composto orgânico, ou reciclada, e o problema da produção de materiais não-degradáveis”. As questões lixo, reciclagem e reutilização vêm sendo consideradas cada vez mais urgentes e importantes na sociedade, pois o futuro da humanidade depende da relação estabelecida entre a natureza e o uso pelo homem dos recursos naturais disponíveis. Neste projeto, abordamos sobre a necessidade de conscientização e mudança de valores e atitudes para que os alunos venham inserir no seu cotidiano. Sensibilizar os alunos, para se tornarem cidadãos conscientes, aptos para decidirem e atuarem na realidade sócio-ambiental de um modo comprometido com a vida, com bem estar de cada um e da sociedade por meio de atitudes e cuidados com o meio ambiente através da reutilização, reciclagem e redução de lixo.
Vantagens da coleta seletiva
Contribui para a melhoria do meio ambiente, na medida em que:
* Diminui a exploração de recursos naturais
* Reduz o consumo de energia
* Diminui a poluição do solo, da água e do ar
* Prolonga a vida útil dos aterros sanitários
* Possibilita a reciclagem de materiais que iriam para o lixo
* Diminui os custos da produção, com o aproveitamento de recicláveis pelas indústrias
* Diminui o desperdício
* Diminui os gastos com a limpeza urbana
* Cria oportunidade de fortalecer organizações comunitárias
* Gera emprego e renda pela comercialização dos recicláveis
Roupas produzidas pelos alunos com materiais recicláveis
           
 

Projeto: “Confecção de sabão ecológico”.

Ainda na disciplina de ciências, sob a coordenação das professoras Roseli Devecchi de Fávari, Tatiane Mara Tamborlim Binkowiski e Seviane Martins Carvalho Lofrano, os alunos das 5ª A e C e 7ª B e C desenvolveram mais uma atividade de reutilização de materiais descartados pelo uso doméstico: o óleo de cozinha já utilizado em estabelecimentos comerciais (restaurantes, bares, lanchonetes, pastelarias, hotéis etc) e também na cozinha doméstica foi transformado em sabão.
Além de aprender uma forma barata e prática, as crianças ainda estarão contribuindo para um mundo sustentável, onde pequenas e significativas experiências refletem diretamente no meio ambiente e de forma positiva.
Os alunos se divertiram mexendo os produtos que compõem o sabão e aprenderam muito sobre a importância da reutilização e da reciclagem de materiais.

 

  

     




Experimento: Os microorganismos estão em todos os lugares

A professora Roseli realizou com os alunos da 6ª série C um experimento cujo objetivo é concretizar a idéia de que os microorganismos estão em todos os lugares de nosso ambiente e, consequentemente, estamos em contato com eles durante todo o tempo. A execução do experimento, além de fornecer resultados que servirão de base para o desenvolvimento de habilidades específicas da disciplina, como também registrar e interpretar dados experimentais.
Os microorganismos estão em todos os lugares, mas como são muito pequenos, não conseguimos observa-los a olho nu. Ao encontrarem um ambiente capaz de fornecer nutrientes e condições para seu desenvolvimento, eles se instalam e se multiplicam, possibilitando que os enxerguemos, pois formam colônias com milhares de organismos juntos. Nesse caso, o meio ideal para o crescimento dos microorganismos foi um meio de cultura, que continha: água, açúcar, gelatina incolor e caldo Knorr.
    

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arquivo do blog

Palavra da vice-diretora

Palavra da vice-diretora


Disciplina é liberdade”

Até pode parecer contraditório, mas não é. Somente através da disciplina pode-se obter a liberdade. Disciplina não é só ter obrigações, deveres, regras, condicionamentos ou cumprir exigências, pelo contrário, disciplina também é se auto-gerenciar, é estipular condições importantes e necessárias para que, durante a busca por suas metas pessoais, não haja complicações nem nada que nos impeça de atingir tal objetivo.

Disciplina é a peça chave da competência, afinal, é competente aquele que cobra resultados de si mesmo e não espera que outros façam isso. E esses resultados obtidos com disciplina não são para os outros, são para você mesmo.

Alguém que se disciplina em algum objetivo, garante que ele seja realizado com sucesso e acaba com qualquer chance de falhas. Ninguém vence na vida sem ter disciplina. Não adianta nada planejar atos e ações e, sem disciplina, não cumprir todas as suas vertentes que se fizerem necessárias.

Quem não conhece pessoas muito inteligentes e capazes que, por falta de disciplina, não conseguem aproveitar todo esse potencial e transformá-lo em resultado. Por exemplo, um rapaz acima do peso que estipula a meta de emagrecer deve disciplinar-se a praticar exercícios regulares, não ingerir comidas com alto teor de gorduras e etc. Ninguém cobrará essas atitudes dele, e se ele mesmo não o fizer, jamais alcançará seu objetivo.

A vida escolar prepara crianças e jovens para o futuro, para o competitivo mercado de trabalho e para a vida. Quem tiver bom desempenho nas atividades propostas pela escola terá mais facilidade em ter um bom emprego, realizar as tarefas que lhe for designada. Aprender a seguir regras torna possível a adaptação em empregos que exigem disciplina, e pode ter certeza, que todos os bons empregos exigem.

Aliada as suas qualidades e dons, a disciplina permite chegar onde se quer. E quando se alcança os objetivos propostos, nos tornamos ainda mais fortes. Estando mais fortes, passamos a ter a oportunidade e a liberdade de fazer escolhas. E escolher é a verdadeira liberdade. Poder escolher é ter caminhos a seguir, é ter opções, é ter oportunidades criadas não pelo destino ou pela sorte, mas pelas possibilidades criadas por nós mesmos, por aqueles que têm disciplina.

Enfim, quem tem disciplina faz o seu próprio caminho. E isso é ter liberdade.

Lia Matheus

Vice-dirretora