quinta-feira, 23 de maio de 2013

Publicação de trechos de Carta ao leitor. Atividade realizada pelos alunos da 3ª série “A” do Ensino Médio, onde expressam opinião sobre o caso: CPI do Cachoeira.


Publicação de trechos de Carta ao leitor. Atividade realizada pelos alunos da 3ª série “A” do Ensino Médio, onde expressam opinião sobre o caso:
CPI do Cachoeira.

Conforme notícia publicada no dia 23 de maio de 2012, intitulada “Carlinhos Cachoeira fica em silêncio durante CPI e irrita parlamentares”, assim como outras notícias publicadas sobre o mesmo assunto, conclui-se:
Como dito no documento, o bicheiro ficou calado durante as duas horas de CPI, dizendo apenas, por 20 vezes, que permaneceria em silêncio por conselho de seu advogado. E ele não estava errado, visto que nossa Constituição, promulgada em 5 de outubro de 1988, dispõe em um de seus artigos o direito de permanecer em silêncio.
Atenciosamente,
Raíssa Rondon Vintecinco3ª série “A” – Ensino Médio


Indignação! Talvez seja esse o sentimento da maioria dos brasileiros sobre seu país, e vergonha diante das nações desenvolvidas, posto em que o Brasil quer chegar.
O que mais intriga o povo é que o político já tem altos salários e inúmeros benefícios, e mais alto do que a maioria da população.
Mesmo sendo de praxe e maçante ao brasileiro, fica o apelo: Acorda Brasil, estamos sendo roubados e achando normal. Onde estão os brasileiros que um dia saíram às ruas? Onde estão os verdadeiros brasileiros?
Atenciosamente,
Matheus Benvindo de Camargo3ª série “A” – Ensino Médio

Enquanto Carlinhos se pronunciar, talvez seja mais rápido colonizar o país novamente, criar novos conceitos, culturas, e um povo patriarca, e no dia em que a célebre frase “independência ou morte” for gritada novamente – Tiririca é um forte candidato – talvez Cachoeira diga alguma saudação.
Atenciosamente,
Denis Pinheiro e Lara Rondon3ª série “A” – Ensino Médio

Publicada no dia 28 de abril de 2012 pela Folha de São Paulo, um dos interlocutores do empresário afirmou que quando Cachoeira olhou a lista dos membros da CPI, caiu na gargalhada.
A própria ironia dele nos mostra a palhaçada que está sendo o inquérito todas essas pessoas não estão acrescentando nada ao caso, mas sim apenas dando tempo para que a máfia consiga contornar a situação.
Atenciosamente,
Gabriele Tamborlim e Rafaela Anselmo3ª série “A” – E.  M.

Isto é uma vergonha, principalmente para as pessoas que são honestas e não fazem parte da corrupção.
Estão achando que somos palhaços e participamos de algum Programa Humorístico?
Atenciosamente,
Ana Cláudia da Silva e Larissa Devechi3ª série “A” – E.  M.

Diante de tal fato ocorrido, podemos notar que nosso país precisa urgentemente de algo que detenha tais problemas, como por exemplo, aplicar leis de combate à corrupção, algo tão presente na política brasileira, mas que nunca parece ter fim.
Atenciosamente,
Iasmin Fernandes 3ª série “A” – Ensino Médio

Ao pensarmos em quanto já se foi roubado e o tanto que pagamos de impostos nos deparamos com essa situação envergonhadora, onde o nosso dinheiro está nas mãos dos corruptos mesquinhos que se fartam em produtos de luxo e fecham os olhos para a sociedade trabalhadora e necessitada.
Atenciosamente,
Thamiris Pecutti Fante3ª série “A” – Ensino Médio

Conforme notícia publicada no dia 23 de maio de 2012, intitulada “Carlinhos Cachoeira fica em silêncio durante CPI e irrita parlamentares”, assim como outras notícias publicadas sobre o mesmo assunto, conclui-se:
Como dito no documento, o bicheiro ficou calado durante as duas horas de CPI, dizendo apenas, por 20 vezes, que permaneceria em silêncio por conselho de seu advogado. E ele não estava errado, visto que nossa Constituição, promulgada em 5 de outubro de 1988, dispõe em um de seus artigos o direito de permanecer em silêncio.
Atenciosamente,
Raíssa Rondon Vintecinco3ª série “A” – Ensino Médio


Indignação! Talvez seja esse o sentimento da maioria dos brasileiros sobre seu país, e vergonha diante das nações desenvolvidas, posto em que o Brasil quer chegar.
O que mais intriga o povo é que o político já tem altos salários e inúmeros benefícios, e mais alto do que a maioria da população.
Mesmo sendo de praxe e maçante ao brasileiro, fica o apelo: Acorda Brasil, estamos sendo roubados e achando normal. Onde estão os brasileiros que um dia saíram às ruas? Onde estão os verdadeiros brasileiros?
Atenciosamente,
Matheus Benvindo de Camargo3ª série “A” – Ensino Médio

Enquanto Carlinhos se pronunciar, talvez seja mais rápido colonizar o país novamente, criar novos conceitos, culturas, e um povo patriarca, e no dia em que a célebre frase “independência ou morte” for gritada novamente – Tiririca é um forte candidato – talvez Cachoeira diga alguma saudação.
Atenciosamente,
Denis Pinheiro e Lara Rondon3ª série “A” – Ensino Médio

Publicada no dia 28 de abril de 2012 pela Folha de São Paulo, um dos interlocutores do empresário afirmou que quando Cachoeira olhou a lista dos membros da CPI, caiu na gargalhada.
A própria ironia dele nos mostra a palhaçada que está sendo o inquérito todas essas pessoas não estão acrescentando nada ao caso, mas sim apenas dando tempo para que a máfia consiga contornar a situação.
Atenciosamente,
Gabriele Tamborlim e Rafaela Anselmo3ª série “A” – E.  M.

Isto é uma vergonha, principalmente para as pessoas que são honestas e não fazem parte da corrupção.
Estão achando que somos palhaços e participamos de algum Programa Humorístico?
Atenciosamente,
Ana Cláudia da Silva e Larissa Devechi3ª série “A” – E.  M.

Diante de tal fato ocorrido, podemos notar que nosso país precisa urgentemente de algo que detenha tais problemas, como por exemplo, aplicar leis de combate à corrupção, algo tão presente na política brasileira, mas que nunca parece ter fim.
Atenciosamente,
Iasmin Fernandes 3ª série “A” – Ensino Médio

Ao pensarmos em quanto já se foi roubado e o tanto que pagamos de impostos nos deparamos com essa situação envergonhadora, onde o nosso dinheiro está nas mãos dos corruptos mesquinhos que se fartam em produtos de luxo e fecham os olhos para a sociedade trabalhadora e necessitada.
Atenciosamente,
Thamiris Pecutti Fante3ª série “A” – Ensino Médio

Questões polêmicas da atualidade

                     Questões polêmicas da atualidade


Brasil, o país do futebol.

Brasil, terra de craques como Pelé, Ronaldo fenômeno, Ronaldinho gaúcho, Kaká, Marta e do jovem Neymar; pentacampeão mundial e sede da copa de 2014. É também um país com impostos altíssimos, educação precária, altos índices de violência e sistema de saúde vergonhoso.
O governo afirma que a copa ajudará no desenvolvimento de nosso país através de melhorias no trânsito, maior segurança e agilidade na modernização dos aeroportos, além de um grande avanço na área do turismo.
Mas será essa a prioridade?
Ou seriam aquelas pessoas que morrem nos corredores dos hospitais do SUS, que não têm nem sequer alimentos, que vivem jogadas nas ruas, embaixo de viadutos ou em zonas condenadas por erosões e enchentes?
Quando questionados sobre os mínimos salários pagos aos trabalhadores de baixa-renda e aposentados, os políticos, os líderes governistas alegam que o país não possui verba suficiente, mas não medem esforços para arrecadar fundos para a copa.
Podemos concluir então que o Brasil não tem condições de receber um evento tão grandioso, pois em seu sistema ainda há muitas falhas.

Marcos Vinícius Mazutti Gimenes – 2ª série B – EM.


Redação, tema: Álcool e trânsito e a lei zero álcool.

Lei 9503 já!

A lei seca foi implantada em 2008, com a intenção de reduzir os acidentes de trânsito. Essa lei tolera até 0,2 gramas de álcool por litro de sangue o que equivale a uma lata de cerveja ou uma taça de vinho. No primeiro ano obtiveram-se bons resultados, mas agora já não tem a mesma eficácia.
A lei 9503 que o Brasil adotava até a lei seca ser implantada permitia 0,6 g/l de álcool no sangue, o que equivale a três latas de cerveja. Uma pessoa que ingere duas ou três latas de cerveja depois do serviço, por exemplo, não dever ser punido, já que seus reflexos e coordenação motora não se alteram.
Alem disso, nos EUA e U.E., toleram-se 0,8 e 0,6 g/l de álcool no sangue respectivamente, e pesquisas revelam que os acidentes de trânsito ocorridos com motoristas alcoolizados são bem menores do que no Brasil. Isso acontece porque há mais fiscalização e conscientização.
Portanto, o Brasil deveria adotar sua antiga lei, Lei do Código de Trânsito Brasileiro que admitia 0,6 g/l de álcool no sangue, assim reduziria o número de acidentes com motoristas alcoolizados. A lei não precisa ser tão rígida, mas bem fiscalizada.
Sirlei Maria Gatto – 3ª série D - EM

Seminários de Língua Portuguesa – 3as séries A e B do Ensino Médio


Seminários de Língua Portuguesa – 3as séries A e B do Ensino Médio

Os alunos da 3ª série “A” e “B” do Ensino – apresentaram trabalhos sobre – Antologia Poética – assunto abordado na apostila do 1º bimestre.
Através da realização de pesquisa aprofundaram conhecimentos sobre alguns escritores modernistas como: Fernando Pessoa, Mário de Andrade, Manuel Bandeira, Carlos Drummond de Andrade, Cecília Meireles, Rachel de Queiroz entre outros.
A importância dessa atividade despertou nos alunos o gosto e o interesse pela poesia literária. Compreenderam o valor poético dos escritores desse movimento literário – Modernismo – e se sensibilizaram com a leitura de poesias realizadas em sala de aula.

“Se você errou”

Se você errou, peça desculpas...
É difícil perdoar:
Mas quem disse que é fácil se arrepender?
Se você sente algo diga...
É difícil se abrir?
Mas quem disse que é fácil encontrar alguém que queira escutar?
Se alguém reclama de você, ouça...
É difícil ouvir certas coisas?
Mas quem disse que é fácil ouvir você?
Se alguém te ama, ame-o...
É difícil entregar-se?
Mas quem disse que é fácil ser feliz?
Nem tudo é fácil na vida...
Mas, com certeza, nada é impossível...
Cecília Meireles (1901-1964)

Seminários de Língua Portuguesa – 8ª série A do Ensino Fundamental


Seminários de Língua Portuguesa – 8ª série A do Ensino Fundamental

Os temas: Os padrões da beleza, A preservação ambiental, A escassez da água, A obesidade na infância, Os programas televisivos, Copa de 2014 – foram o foco dos assuntos apresentados nos Seminários de Língua Portuguesa no dia 22/06/2012, pelos alunos da 8ª série A/ 9º ano do Ensino Fundamental. Cada grupo realizou a pesquisa de um tema. Apresar de apreensivos os alunos “deram conta do recado”. Ficaram satisfeitos por se apresentarem aos colegas, driblando a inibição e mostrando conhecimento sobre o tema. Alguns grupos utilizando recursos tecnológicos (data-show) se sobressaíram e sentiram a importância da língua portuguesa na norma culta – quando se pala em público.



...



Soroban


Soroban
Soroban  é o nome dado ao ábaco japonês, que consiste em um instrumento para cálculo, originalmente chinês, e levado para o Japão em torno de 1600.

A professora de Matemática Taciani trabalhou a confecção do Soroban com os alunos das 5ª séries/6ºanos B e C .
O objetivo foi aprofundar o conhecimento sobre números decimais e a compreensão do significado dos valores posicionais desse sistema ( incluindo não apenas a parte inteira, mas também os submúltiplos da unidade – décimos, centésimos e milésimos).
Os alunos tiveram a oportunidade de construírem o seu próprio Soroban, com materiais disponíveis em suas casas, usando material reciclável. No geral, eles utilizaram: caixas de sapatos, arames, barbantes, linha de pesca, palitos de bambu, canudinho, garrafas plásticas, etc.
Segundo os alunos o trabalho foi interessante, pois gostaram muito da construção do Soroban, alguns ainda relataram que tiveram a ajuda dos pais na confecção do material.
A professora promoveu uma exposição dos trabalhos confeccionados onde os alunos tiveram a oportunidade de descrever o seu aprendizado.


Alunos do Dom Gastão se classificam para a Final Estadual da Olimpíada Escolar do Estado de São Paulo (OEESP)


Agosto em ITAPEVA
          Tem gente já preparando as malas!
          Como já vem acontecendo a alguns anos, a equipe de atletismo do Dom Gastão mais uma vez se destacou entre as escolas da nossa região e se qualificou para representar, em algumas provas, a região de Araraquara na Final Estadual da Olimpíada Escolar do Estado de São Paulo (OEESP).
          A Final Estadual acontecerá entre os dias 02 e 11 de agosto em Itapeva.
           Em seletiva realizada em Araraquara, no último dia 06 de junho, atletas do Dom Gastão se classificaram nas provas de revezamento 4 X 75 metros feminino (Lara, Mirele, Jenifer, Caroline e Geane) e no 1.000 metros feminino (Lara). 
          Além dessas atletas que se classificaram para a final estadual, a escola Dom Gastão foi brilhantemente representada nesta seletiva, nas provas do arremesso do peso masculino (Higor e Vagner) e feminino (Ellen), nos 250 metros masculino            (Vagner) e feminino (Giovana), nos 1.000 metros feminino (Ellen).                            
          A direção parabeniza a todos que através de seu empenho e sua dedicação tão bem representa nossa escola.

ARTE na escola


ARTE na escola
Os alunos da 1ª série “B” do Ensino Médio desenvolveram atividades: música, dança e teatro. Se empolgaram com o conteúdo da matéria de Arte e se apresentaram aos colegas de sala. Ana Carolina Hartung Catelan tocou e cantou a música Pássaro de fogo de Paula Fernandes. O teatro ficou por conta de um grupo de alunos que, cheios de motivação, abordaram o tema: Casamento.
A descontração e desenvoltura possibilitou aos “artistas” da sala uma forma de demonstrar a capacidade criativa que ele possuem.

EDITORIAL


EDITORIAL

A escola é um centro de criação em pleno desenvolvimento, é o local onde florescem ideias e se propaga o conhecimento humano através das artes, das ciências, das palavras, das letras e das diversas metodologias didáticas. Além disso, ela contribui para o aprimoramento das relações entre as pessoas que fazem parte deste contexto. Relações que, ora são conflitantes, ora são amigáveis, mas que servem para o processo de aprendizagem e contribuem para o convívio em sociedade.
No cotidiano escolar, muitas coisas boas são realizadas, por isso o objetivo desse jornal é divulgar esse maravilhoso e rico universo pedagógico, mostrando a qualidade dos trabalhos realizados pelos nossos alunos e professores e, acima de tudo, valorizar o esforço, a determinação e o empenho de cada um.
Destacamos, nessa edição, os trabalhos realizados em Língua Portuguesa, Matemática, Educação Física, Ciências e Arte. Também vale destacar os projetos realizados pela escola, como o Projeto Leitura, que tem contribuído para o desenvolvimento da competência leitora e escritora dos alunos, incentivando-os a adquirir o gosto e o hábito da leitura.
O jornal traz também, informações sobre os acontecimentos da escola, como: calendário das provas bimestrais do 3º bimestre; entretenimento: jogos, desafios, curiosidades e palavras cruzadas.
Dessa forma, esperamos que essa edição atenda as expectativas dos leitores e contribua para deixar a comunidade escolar mais informada e conscientizada da importância da educação na formação das pessoas.
Como disse o célebre poeta português Fernando Pessoa: “Viver não é necessário, necessário é criar”.
Desejamos uma boa leitura!

Projeto de leitura e reescrita de fábulas


Projeto de leitura e reescrita de fábulas
Objetivo:
  • Clareza, coesão, coerência e convenções da escrita;
  • Ajudar na observação, o juízo crítico, a comunicação e a solidariedade;
  • Possibilitar maior comunhão com a criação, a natureza, conhecimento, sensibilidade, defesa e projeção de valores.
  
A fábula é um gênero narrativo que surgiu no Oriente, mas foi particularmente desenvolvido por “Esopo”, autor que viveu no século VI a.C. na Grécia Antiga.
Por meio dos diálogos entre os bichos e das situações que os envolviam, ele procura transmitir sabedoria de caráter moral ao homem. Assim, os animais, nas fábulas, tornavam-se exemplos para os seres humanos. A temática é variada e contempla tópicos como a vitória da fraqueza sobre a força, da bondade sobre a astúcia e a derrota de preguiçosos.
Professora: Esmarina
O galo que logrou a raposa. (Monteiro Lobato)
Um velho galo matreiro empoleirou-se na árvore vindo à aproximação da raposa. A raposa ficou desapontada e falou em voz baixa: “Logo eu vou te pegar, malandro”. E falou em voz alta:
¾ Meu amigo acabou a guerra entre os animais, o lobo e o cordeiro; o gavião e o pinto; a raposa e a galinha e todos os animais. Desça daí e venha ganhar o meu abraço e o beijo igual de namorados e um abraço de paz e amor.
E o galo falou que estava vindo três cachorros que eles poderiam fazer a festa juntos e a raposa ouvindo falar em cachorros, saiu correndo.
E raspou-se.
Contra esperteza – esperteza e meia.
Aluna: Jaqueline Gabriela da Silva Gonzáles – 5ª série “B”.



A cigarra e a formiga.
A cigarra cantando suas melodias passou o verão.
Quando o frio e o inverno chegaram não tinha nem uma migalha para se alimentar e foi pedir ajuda para sua vizinha formiga.
¾ Por favor, eu pago com juros.
¾ O que fazia no verão?
¾ Eu cantava, por favor, não se irrite.
¾ Pois bem, se cantava: agora dance!

 

Aluna: Ádila Vanessa da Silva Santos – 5ª série “B”

Produção de texto



Um dia especial em minha vida:
O dia da minha Primeira Comunhão”

No dia em que recebi pela primeira vez a Eucaristia, fui o primeiro a acordar na minha casa, pois estava ansioso e muito feliz.
Ao me levantar, tomei um banho, arrumei-me todo e só depois minha família foi acordando...
Minha mãe e minha tia levaram-me à igreja bem ante do horário, porque eu tinha pressa para chegar logo. Depois, minha família também chegou...
Quando chegou a hora de todas as crianças formarem a fila, para entrarem na igreja e assim iniciar a celebração da missa, senti um “friozinho” na barriga, pois era grande momento para mim.
Entramos felizes e cantando os cânticos que ensaiamos durante todo o mês. Foi bonito e emocionante!
Sentei-me junto com dois amigos: O Rian e o Willian. No momento de receber a Eucaristia, eu fui o último da fila, mas foi marcante para mim. Minha mãe até fotografou. Minha família toda ficou feliz por ver eu recebendo Jesus na hóstia santa.
Após a Missa, recebemos uma lembrança da catequista e tiramos uma foto com ela.
Também guardei de lembrança uma foto minha com toda minha família. Em casa, fizemos até um churrasco para comemorar a minha Primeira Eucaristia.

Vitor Augusto Han Bueno Chao5ª série “A” – Ensino Fundamental

Projetos realizados com os alunos da 5ª série/6ª ano B na disciplina de Ciências – Professora Seviane


Terrário – 1º Bimestre

O trabalho apresenta uma proposta metodológica aplicada em uma turma de 5ª série com o objetivo de viabilizar a interação dos conteúdos do ensino de Ciências.
Foram construídos os terrários e empregado como ferramenta metodológica incentivando o desenvolvimento da percepção, relação, observação e organização de fenômenos físicos, químicos e biológicos. Com a montagem desse experimento foi possível simular o ambiente terrestre, observar a ocorrência do ciclo da água na natureza, conhecer o modo de vida de algumas plantas, a aprendizagem sobre ciclos, fotossíntese, respiração, composição do solo, do ar e da água, relacionando esses fenômenos com o  ensino de ciências. Considerando o terrário como sendo uma miniatura de um ecossistema foi possível ainda discutir sua sustentabilidade e relacionar com a situação atual de nosso planeta.



Projeto Educação Ambiental – 2º Bimestre
PRESERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE
Durante toda nossa vida nos beneficiamos do Meio Ambiente sem preocupação de preservar os recursos que ele nos oferece, devido a esse uso indiscriminado muito já foi destruído causando sérios danos e diminuindo a qualidade de vida do ser humano, faz-se necessário que a escola proponha novos caminhos que leve a uma nova relação com o meio ambiente.
A principal função do trabalho com o tema Meio Ambiente é contribuir para a formação de cidadãos cons­cientes, aptos a decidirem e atuarem na realidade sócio-­ambiental de um modo comprometido com a vida, com o bem-estar de cada um e da sociedade, local e global.
Para atingirmos esses obje­tivos, mais do que trabalhar com informações e con­ceitos, é preciso que a escola trabalhe também com a formação de valores e atitudes.
Nessa perspectiva, a Escola ela­borou seu projeto “Des­pertando uma consciência ecológica” que tem como objetivo despertar os alunos para que possam, não apenas agir corretamente no processo de preservação do meio ambiente, como também colaborar com o despertar dessa consciência junto às suas famílias e à comunidade.
- Despertar a conscientização a respeito do Meio Ambiente e da importância da sua preservação, assim como da necessi­dade do reaproveitamento do lixo por meio da reciclagem.
- Mostrar que a reciclagem traz inúmeros benefícios para a sociedade, reduzindo o volume de lixo enviado aos aterros sanitá­rios e ajudando a manter a cidade limpa, além de promover economia de matéria-prima.
- Levar o aluno a reciclar utilizar o material reciclado no dia-a-dia.
O trabalho foi realizado com bastante sucesso, pois os alunos se empenharam para realizar o trabalho, eles trouxeram materiais reciclados onde a sala pode perceber o tanto de coisas que podem se fazer reaproveitando os materiais e no final foi realizado um pequeno desfile de bonecos com roupas recicladas, onde dois alunos até se vestiram com a roupa, pois  eles disseram  que era uma sobra de tecido que iria ser descartado e  eles pediram ajuda a um adulto para confeccionar uma roupa para a aluna que fazia parte do seu grupo usar (vestido).


Projeto Higiene e Saúde – 2º Bimestre

Nesta aula o professor teve a oportunidade de trabalhar questões relacionadas à higiene e saúde, que fazem parte do dia-a-dia das crianças, visando à formação de hábitos e atitudes que contribuam para a prevenção de doenças e qualidade de vida.
A higiene é o conjunto de hábitos que nos permitem evitar muitas doenças e conservar a saúde.
A boa saúde depende de cuidados com o corpo, com a mente e com o ambiente.

Tipos de higiene

*Higiene  Física
§  Tomar banho diariamente - Devemos utilizar sabonete neutro.
§  O uso de desodorante é bastante útil, especialmente de Verão. No entanto devem ser evitados os que inibem a produção de suor, podendo assim aumentar a transpiração em outros locais do corpo – transpiração compensatória.
§  Lavar as mãos- sempre que necessário, especialmente antes das refeições, antes do contato com os alimentos e depois de utilizar o banheiro. Além disso, é importante manter as unhas bem cortadas e limpas. - Os dentes e a boca devem ser escovados depois da ingestão de alimentos, usando um creme dental com flúor. Uma higiene inadequada dos dentes dá origem à cárie dentária, que pode ser causa de inúmeras doenças.
§   Beber água mineral ou filtrada.
*Higiene Mental
ü  Ler bons livros e revistas;
ü  Assistir a bons programas de televisão;
ü  Passear, conhecer pessoas e lugares diferentes;
ü  Divertir-se;
* Higiene Alimentar
v  consiste em preservar e lavar os alimentos antes de os conservar ;
v  Lavar bem as frutas e verduras;
v  Manter os alimentos cobertos;
v  Não comprar alimentos com prazos vencidos
v  Preferir alimentos naturais a enlatados.
*Higiene Ambiental
v  Colocar lixo em cestos com tampa;
v  Não jogar lixo ou papel no chão , ruas , nos rios;
v  Não rabiscar paredes e muros;
v  Deixar janelas abertas para que o ar circule;
v  Não deixar água parada em garrafas,pneus velhos,prato de vaso , etc;




TÍTULO: PREVENÇÃO AO USO DE DROGAS “SIM PARA A VIDA, NÃO ÀS DROGAS”
Projeto - 8ª SÉRIE - 9º ANO B
O objetivo foi desenvolver junto a escola, um trabalho para melhorar o entendimento as drogas, prevenção e as conseqüências do consumo.
Infelizmente, o uso de drogas é uma prática disseminada na sociedade que vem trazendo conseqüências desastrosas. Desestruturação familiar e profissional, aumento da violência e crescimento de acidentes de trânsito são alguns dos frutos provocados por tais problemas sociais.
É necessário promover ações que valorizem a auto-estima dos estudantes, que os mantenham ocupados com atividades saudáveis, enriquecedoras e atraentes para minar espaços por onde as drogas possam entrar. Mostrar-lhes o quanto são amados e acolhidos pela família, pela escola, pela comunidade, pela sociedade é mais do que dizer não às drogas, é erradicá-las.






Projeto leitura



Os índices estatísticos apontam que o brasileiro a cada ano tem lido menos, comprometendo o seu desenvolvimento intelectual. A escola Dom Gastão, preocupada com esses dados e constatando esse problema, não ficou de fora. Esta realizando incansavelmente  projetos para desenvolver em seus alunos o hábito da leitura.
 Projeto Leitura.Dom Gastão
Objetivo:
- Desenvolver a competência leitora e escritora em nossos alunos e proporcionar oportunidades de leitura de diversas obras e gêneros.
- Criar o hábito da leitura em nossos alunos.

Desenvolvimento:
- Para cada série são disponibilizados títulos diversos, para que os alunos escolham três títulos por bimestre, no mínimo, que deverão  ser lidos em um período de 20 dias cada um..
 Quiosque da Leitura

Objetivo
Despertar o interesse e a curiosidade dos alunos para a leitura.

Desenvolvimento
Na hora do intervalo são disponibilizados, revistas, jornais, gibis, livros, textos informativos e curiosidades, para que os alunos possam aproveitar esse tempo para ler.
Todo esse material foi colocado em um móvel específico confeccionado e ornamentado para esse fim. 

Os alunos da 2ª série A do Ensino Médio, abraçaram a proposta e confeccionaram cartazes apresentando a importância da leitura literária. Conscientizando o prazer que proporciona “ler”, pois os livros nos levam a viagens fantásticas maravilhosas.
Basta conferir!!


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Palavra da vice-diretora

Palavra da vice-diretora


Disciplina é liberdade”

Até pode parecer contraditório, mas não é. Somente através da disciplina pode-se obter a liberdade. Disciplina não é só ter obrigações, deveres, regras, condicionamentos ou cumprir exigências, pelo contrário, disciplina também é se auto-gerenciar, é estipular condições importantes e necessárias para que, durante a busca por suas metas pessoais, não haja complicações nem nada que nos impeça de atingir tal objetivo.

Disciplina é a peça chave da competência, afinal, é competente aquele que cobra resultados de si mesmo e não espera que outros façam isso. E esses resultados obtidos com disciplina não são para os outros, são para você mesmo.

Alguém que se disciplina em algum objetivo, garante que ele seja realizado com sucesso e acaba com qualquer chance de falhas. Ninguém vence na vida sem ter disciplina. Não adianta nada planejar atos e ações e, sem disciplina, não cumprir todas as suas vertentes que se fizerem necessárias.

Quem não conhece pessoas muito inteligentes e capazes que, por falta de disciplina, não conseguem aproveitar todo esse potencial e transformá-lo em resultado. Por exemplo, um rapaz acima do peso que estipula a meta de emagrecer deve disciplinar-se a praticar exercícios regulares, não ingerir comidas com alto teor de gorduras e etc. Ninguém cobrará essas atitudes dele, e se ele mesmo não o fizer, jamais alcançará seu objetivo.

A vida escolar prepara crianças e jovens para o futuro, para o competitivo mercado de trabalho e para a vida. Quem tiver bom desempenho nas atividades propostas pela escola terá mais facilidade em ter um bom emprego, realizar as tarefas que lhe for designada. Aprender a seguir regras torna possível a adaptação em empregos que exigem disciplina, e pode ter certeza, que todos os bons empregos exigem.

Aliada as suas qualidades e dons, a disciplina permite chegar onde se quer. E quando se alcança os objetivos propostos, nos tornamos ainda mais fortes. Estando mais fortes, passamos a ter a oportunidade e a liberdade de fazer escolhas. E escolher é a verdadeira liberdade. Poder escolher é ter caminhos a seguir, é ter opções, é ter oportunidades criadas não pelo destino ou pela sorte, mas pelas possibilidades criadas por nós mesmos, por aqueles que têm disciplina.

Enfim, quem tem disciplina faz o seu próprio caminho. E isso é ter liberdade.

Lia Matheus

Vice-dirretora