quinta-feira, 23 de maio de 2013

EDITORIAL


EDITORIAL

A escola é um centro de criação em pleno desenvolvimento, é o local onde florescem ideias e se propaga o conhecimento humano através das artes, das ciências, das palavras, das letras e das diversas metodologias didáticas. Além disso, ela contribui para o aprimoramento das relações entre as pessoas que fazem parte deste contexto. Relações que, ora são conflitantes, ora são amigáveis, mas que servem para o processo de aprendizagem e contribuem para o convívio em sociedade.
No cotidiano escolar, muitas coisas boas são realizadas, por isso o objetivo desse jornal é divulgar esse maravilhoso e rico universo pedagógico, mostrando a qualidade dos trabalhos realizados pelos nossos alunos e professores e, acima de tudo, valorizar o esforço, a determinação e o empenho de cada um.
Destacamos, nessa edição, os trabalhos realizados em Língua Portuguesa, Matemática, Educação Física, Ciências e Arte. Também vale destacar os projetos realizados pela escola, como o Projeto Leitura, que tem contribuído para o desenvolvimento da competência leitora e escritora dos alunos, incentivando-os a adquirir o gosto e o hábito da leitura.
O jornal traz também, informações sobre os acontecimentos da escola, como: calendário das provas bimestrais do 3º bimestre; entretenimento: jogos, desafios, curiosidades e palavras cruzadas.
Dessa forma, esperamos que essa edição atenda as expectativas dos leitores e contribua para deixar a comunidade escolar mais informada e conscientizada da importância da educação na formação das pessoas.
Como disse o célebre poeta português Fernando Pessoa: “Viver não é necessário, necessário é criar”.
Desejamos uma boa leitura!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arquivo do blog

Palavra da vice-diretora

Palavra da vice-diretora


Disciplina é liberdade”

Até pode parecer contraditório, mas não é. Somente através da disciplina pode-se obter a liberdade. Disciplina não é só ter obrigações, deveres, regras, condicionamentos ou cumprir exigências, pelo contrário, disciplina também é se auto-gerenciar, é estipular condições importantes e necessárias para que, durante a busca por suas metas pessoais, não haja complicações nem nada que nos impeça de atingir tal objetivo.

Disciplina é a peça chave da competência, afinal, é competente aquele que cobra resultados de si mesmo e não espera que outros façam isso. E esses resultados obtidos com disciplina não são para os outros, são para você mesmo.

Alguém que se disciplina em algum objetivo, garante que ele seja realizado com sucesso e acaba com qualquer chance de falhas. Ninguém vence na vida sem ter disciplina. Não adianta nada planejar atos e ações e, sem disciplina, não cumprir todas as suas vertentes que se fizerem necessárias.

Quem não conhece pessoas muito inteligentes e capazes que, por falta de disciplina, não conseguem aproveitar todo esse potencial e transformá-lo em resultado. Por exemplo, um rapaz acima do peso que estipula a meta de emagrecer deve disciplinar-se a praticar exercícios regulares, não ingerir comidas com alto teor de gorduras e etc. Ninguém cobrará essas atitudes dele, e se ele mesmo não o fizer, jamais alcançará seu objetivo.

A vida escolar prepara crianças e jovens para o futuro, para o competitivo mercado de trabalho e para a vida. Quem tiver bom desempenho nas atividades propostas pela escola terá mais facilidade em ter um bom emprego, realizar as tarefas que lhe for designada. Aprender a seguir regras torna possível a adaptação em empregos que exigem disciplina, e pode ter certeza, que todos os bons empregos exigem.

Aliada as suas qualidades e dons, a disciplina permite chegar onde se quer. E quando se alcança os objetivos propostos, nos tornamos ainda mais fortes. Estando mais fortes, passamos a ter a oportunidade e a liberdade de fazer escolhas. E escolher é a verdadeira liberdade. Poder escolher é ter caminhos a seguir, é ter opções, é ter oportunidades criadas não pelo destino ou pela sorte, mas pelas possibilidades criadas por nós mesmos, por aqueles que têm disciplina.

Enfim, quem tem disciplina faz o seu próprio caminho. E isso é ter liberdade.

Lia Matheus

Vice-dirretora