quinta-feira, 23 de maio de 2013

Projeto de leitura e reescrita de fábulas


Projeto de leitura e reescrita de fábulas
Objetivo:
  • Clareza, coesão, coerência e convenções da escrita;
  • Ajudar na observação, o juízo crítico, a comunicação e a solidariedade;
  • Possibilitar maior comunhão com a criação, a natureza, conhecimento, sensibilidade, defesa e projeção de valores.
  
A fábula é um gênero narrativo que surgiu no Oriente, mas foi particularmente desenvolvido por “Esopo”, autor que viveu no século VI a.C. na Grécia Antiga.
Por meio dos diálogos entre os bichos e das situações que os envolviam, ele procura transmitir sabedoria de caráter moral ao homem. Assim, os animais, nas fábulas, tornavam-se exemplos para os seres humanos. A temática é variada e contempla tópicos como a vitória da fraqueza sobre a força, da bondade sobre a astúcia e a derrota de preguiçosos.
Professora: Esmarina
O galo que logrou a raposa. (Monteiro Lobato)
Um velho galo matreiro empoleirou-se na árvore vindo à aproximação da raposa. A raposa ficou desapontada e falou em voz baixa: “Logo eu vou te pegar, malandro”. E falou em voz alta:
¾ Meu amigo acabou a guerra entre os animais, o lobo e o cordeiro; o gavião e o pinto; a raposa e a galinha e todos os animais. Desça daí e venha ganhar o meu abraço e o beijo igual de namorados e um abraço de paz e amor.
E o galo falou que estava vindo três cachorros que eles poderiam fazer a festa juntos e a raposa ouvindo falar em cachorros, saiu correndo.
E raspou-se.
Contra esperteza – esperteza e meia.
Aluna: Jaqueline Gabriela da Silva Gonzáles – 5ª série “B”.



A cigarra e a formiga.
A cigarra cantando suas melodias passou o verão.
Quando o frio e o inverno chegaram não tinha nem uma migalha para se alimentar e foi pedir ajuda para sua vizinha formiga.
¾ Por favor, eu pago com juros.
¾ O que fazia no verão?
¾ Eu cantava, por favor, não se irrite.
¾ Pois bem, se cantava: agora dance!

 

Aluna: Ádila Vanessa da Silva Santos – 5ª série “B”

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Palavra da vice-diretora

Palavra da vice-diretora


Disciplina é liberdade”

Até pode parecer contraditório, mas não é. Somente através da disciplina pode-se obter a liberdade. Disciplina não é só ter obrigações, deveres, regras, condicionamentos ou cumprir exigências, pelo contrário, disciplina também é se auto-gerenciar, é estipular condições importantes e necessárias para que, durante a busca por suas metas pessoais, não haja complicações nem nada que nos impeça de atingir tal objetivo.

Disciplina é a peça chave da competência, afinal, é competente aquele que cobra resultados de si mesmo e não espera que outros façam isso. E esses resultados obtidos com disciplina não são para os outros, são para você mesmo.

Alguém que se disciplina em algum objetivo, garante que ele seja realizado com sucesso e acaba com qualquer chance de falhas. Ninguém vence na vida sem ter disciplina. Não adianta nada planejar atos e ações e, sem disciplina, não cumprir todas as suas vertentes que se fizerem necessárias.

Quem não conhece pessoas muito inteligentes e capazes que, por falta de disciplina, não conseguem aproveitar todo esse potencial e transformá-lo em resultado. Por exemplo, um rapaz acima do peso que estipula a meta de emagrecer deve disciplinar-se a praticar exercícios regulares, não ingerir comidas com alto teor de gorduras e etc. Ninguém cobrará essas atitudes dele, e se ele mesmo não o fizer, jamais alcançará seu objetivo.

A vida escolar prepara crianças e jovens para o futuro, para o competitivo mercado de trabalho e para a vida. Quem tiver bom desempenho nas atividades propostas pela escola terá mais facilidade em ter um bom emprego, realizar as tarefas que lhe for designada. Aprender a seguir regras torna possível a adaptação em empregos que exigem disciplina, e pode ter certeza, que todos os bons empregos exigem.

Aliada as suas qualidades e dons, a disciplina permite chegar onde se quer. E quando se alcança os objetivos propostos, nos tornamos ainda mais fortes. Estando mais fortes, passamos a ter a oportunidade e a liberdade de fazer escolhas. E escolher é a verdadeira liberdade. Poder escolher é ter caminhos a seguir, é ter opções, é ter oportunidades criadas não pelo destino ou pela sorte, mas pelas possibilidades criadas por nós mesmos, por aqueles que têm disciplina.

Enfim, quem tem disciplina faz o seu próprio caminho. E isso é ter liberdade.

Lia Matheus

Vice-dirretora