quinta-feira, 23 de maio de 2013

Projetos realizados com os alunos da 5ª série/6ª ano B na disciplina de Ciências – Professora Seviane


Terrário – 1º Bimestre

O trabalho apresenta uma proposta metodológica aplicada em uma turma de 5ª série com o objetivo de viabilizar a interação dos conteúdos do ensino de Ciências.
Foram construídos os terrários e empregado como ferramenta metodológica incentivando o desenvolvimento da percepção, relação, observação e organização de fenômenos físicos, químicos e biológicos. Com a montagem desse experimento foi possível simular o ambiente terrestre, observar a ocorrência do ciclo da água na natureza, conhecer o modo de vida de algumas plantas, a aprendizagem sobre ciclos, fotossíntese, respiração, composição do solo, do ar e da água, relacionando esses fenômenos com o  ensino de ciências. Considerando o terrário como sendo uma miniatura de um ecossistema foi possível ainda discutir sua sustentabilidade e relacionar com a situação atual de nosso planeta.



Projeto Educação Ambiental – 2º Bimestre
PRESERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE
Durante toda nossa vida nos beneficiamos do Meio Ambiente sem preocupação de preservar os recursos que ele nos oferece, devido a esse uso indiscriminado muito já foi destruído causando sérios danos e diminuindo a qualidade de vida do ser humano, faz-se necessário que a escola proponha novos caminhos que leve a uma nova relação com o meio ambiente.
A principal função do trabalho com o tema Meio Ambiente é contribuir para a formação de cidadãos cons­cientes, aptos a decidirem e atuarem na realidade sócio-­ambiental de um modo comprometido com a vida, com o bem-estar de cada um e da sociedade, local e global.
Para atingirmos esses obje­tivos, mais do que trabalhar com informações e con­ceitos, é preciso que a escola trabalhe também com a formação de valores e atitudes.
Nessa perspectiva, a Escola ela­borou seu projeto “Des­pertando uma consciência ecológica” que tem como objetivo despertar os alunos para que possam, não apenas agir corretamente no processo de preservação do meio ambiente, como também colaborar com o despertar dessa consciência junto às suas famílias e à comunidade.
- Despertar a conscientização a respeito do Meio Ambiente e da importância da sua preservação, assim como da necessi­dade do reaproveitamento do lixo por meio da reciclagem.
- Mostrar que a reciclagem traz inúmeros benefícios para a sociedade, reduzindo o volume de lixo enviado aos aterros sanitá­rios e ajudando a manter a cidade limpa, além de promover economia de matéria-prima.
- Levar o aluno a reciclar utilizar o material reciclado no dia-a-dia.
O trabalho foi realizado com bastante sucesso, pois os alunos se empenharam para realizar o trabalho, eles trouxeram materiais reciclados onde a sala pode perceber o tanto de coisas que podem se fazer reaproveitando os materiais e no final foi realizado um pequeno desfile de bonecos com roupas recicladas, onde dois alunos até se vestiram com a roupa, pois  eles disseram  que era uma sobra de tecido que iria ser descartado e  eles pediram ajuda a um adulto para confeccionar uma roupa para a aluna que fazia parte do seu grupo usar (vestido).


Projeto Higiene e Saúde – 2º Bimestre

Nesta aula o professor teve a oportunidade de trabalhar questões relacionadas à higiene e saúde, que fazem parte do dia-a-dia das crianças, visando à formação de hábitos e atitudes que contribuam para a prevenção de doenças e qualidade de vida.
A higiene é o conjunto de hábitos que nos permitem evitar muitas doenças e conservar a saúde.
A boa saúde depende de cuidados com o corpo, com a mente e com o ambiente.

Tipos de higiene

*Higiene  Física
§  Tomar banho diariamente - Devemos utilizar sabonete neutro.
§  O uso de desodorante é bastante útil, especialmente de Verão. No entanto devem ser evitados os que inibem a produção de suor, podendo assim aumentar a transpiração em outros locais do corpo – transpiração compensatória.
§  Lavar as mãos- sempre que necessário, especialmente antes das refeições, antes do contato com os alimentos e depois de utilizar o banheiro. Além disso, é importante manter as unhas bem cortadas e limpas. - Os dentes e a boca devem ser escovados depois da ingestão de alimentos, usando um creme dental com flúor. Uma higiene inadequada dos dentes dá origem à cárie dentária, que pode ser causa de inúmeras doenças.
§   Beber água mineral ou filtrada.
*Higiene Mental
ü  Ler bons livros e revistas;
ü  Assistir a bons programas de televisão;
ü  Passear, conhecer pessoas e lugares diferentes;
ü  Divertir-se;
* Higiene Alimentar
v  consiste em preservar e lavar os alimentos antes de os conservar ;
v  Lavar bem as frutas e verduras;
v  Manter os alimentos cobertos;
v  Não comprar alimentos com prazos vencidos
v  Preferir alimentos naturais a enlatados.
*Higiene Ambiental
v  Colocar lixo em cestos com tampa;
v  Não jogar lixo ou papel no chão , ruas , nos rios;
v  Não rabiscar paredes e muros;
v  Deixar janelas abertas para que o ar circule;
v  Não deixar água parada em garrafas,pneus velhos,prato de vaso , etc;




TÍTULO: PREVENÇÃO AO USO DE DROGAS “SIM PARA A VIDA, NÃO ÀS DROGAS”
Projeto - 8ª SÉRIE - 9º ANO B
O objetivo foi desenvolver junto a escola, um trabalho para melhorar o entendimento as drogas, prevenção e as conseqüências do consumo.
Infelizmente, o uso de drogas é uma prática disseminada na sociedade que vem trazendo conseqüências desastrosas. Desestruturação familiar e profissional, aumento da violência e crescimento de acidentes de trânsito são alguns dos frutos provocados por tais problemas sociais.
É necessário promover ações que valorizem a auto-estima dos estudantes, que os mantenham ocupados com atividades saudáveis, enriquecedoras e atraentes para minar espaços por onde as drogas possam entrar. Mostrar-lhes o quanto são amados e acolhidos pela família, pela escola, pela comunidade, pela sociedade é mais do que dizer não às drogas, é erradicá-las.






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arquivo do blog

Palavra da vice-diretora

Palavra da vice-diretora


Disciplina é liberdade”

Até pode parecer contraditório, mas não é. Somente através da disciplina pode-se obter a liberdade. Disciplina não é só ter obrigações, deveres, regras, condicionamentos ou cumprir exigências, pelo contrário, disciplina também é se auto-gerenciar, é estipular condições importantes e necessárias para que, durante a busca por suas metas pessoais, não haja complicações nem nada que nos impeça de atingir tal objetivo.

Disciplina é a peça chave da competência, afinal, é competente aquele que cobra resultados de si mesmo e não espera que outros façam isso. E esses resultados obtidos com disciplina não são para os outros, são para você mesmo.

Alguém que se disciplina em algum objetivo, garante que ele seja realizado com sucesso e acaba com qualquer chance de falhas. Ninguém vence na vida sem ter disciplina. Não adianta nada planejar atos e ações e, sem disciplina, não cumprir todas as suas vertentes que se fizerem necessárias.

Quem não conhece pessoas muito inteligentes e capazes que, por falta de disciplina, não conseguem aproveitar todo esse potencial e transformá-lo em resultado. Por exemplo, um rapaz acima do peso que estipula a meta de emagrecer deve disciplinar-se a praticar exercícios regulares, não ingerir comidas com alto teor de gorduras e etc. Ninguém cobrará essas atitudes dele, e se ele mesmo não o fizer, jamais alcançará seu objetivo.

A vida escolar prepara crianças e jovens para o futuro, para o competitivo mercado de trabalho e para a vida. Quem tiver bom desempenho nas atividades propostas pela escola terá mais facilidade em ter um bom emprego, realizar as tarefas que lhe for designada. Aprender a seguir regras torna possível a adaptação em empregos que exigem disciplina, e pode ter certeza, que todos os bons empregos exigem.

Aliada as suas qualidades e dons, a disciplina permite chegar onde se quer. E quando se alcança os objetivos propostos, nos tornamos ainda mais fortes. Estando mais fortes, passamos a ter a oportunidade e a liberdade de fazer escolhas. E escolher é a verdadeira liberdade. Poder escolher é ter caminhos a seguir, é ter opções, é ter oportunidades criadas não pelo destino ou pela sorte, mas pelas possibilidades criadas por nós mesmos, por aqueles que têm disciplina.

Enfim, quem tem disciplina faz o seu próprio caminho. E isso é ter liberdade.

Lia Matheus

Vice-dirretora