Terrário – 1º Bimestre
O
trabalho apresenta uma proposta metodológica aplicada em uma turma de 5ª série
com o objetivo de viabilizar a interação dos conteúdos do ensino de Ciências.
Foram
construídos os terrários e empregado como ferramenta metodológica incentivando
o desenvolvimento da percepção, relação, observação e organização de fenômenos
físicos, químicos e biológicos. Com a montagem desse experimento foi possível
simular o ambiente terrestre, observar a ocorrência do ciclo da água na
natureza, conhecer o modo de vida de algumas plantas, a aprendizagem sobre
ciclos, fotossíntese, respiração, composição do solo, do ar e da água,
relacionando esses fenômenos com o
ensino de ciências. Considerando o terrário como sendo uma miniatura de
um ecossistema foi possível ainda discutir sua sustentabilidade e relacionar
com a situação atual de nosso planeta.
Projeto Educação Ambiental – 2º
Bimestre
PRESERVAÇÃO DO MEIO
AMBIENTE
Durante toda nossa vida
nos beneficiamos do Meio Ambiente sem preocupação de preservar os recursos que
ele nos oferece, devido a esse uso indiscriminado muito já foi destruído causando
sérios danos e diminuindo a qualidade de vida do ser humano, faz-se necessário
que a escola proponha novos caminhos que leve a uma nova relação com o meio
ambiente.
A principal função
do trabalho com o tema Meio Ambiente é contribuir para a formação de cidadãos
conscientes, aptos a decidirem e atuarem na realidade sócio-ambiental de um
modo comprometido com a vida, com o bem-estar de cada um e da sociedade, local
e global.
Para atingirmos
esses objetivos, mais do que trabalhar com informações e conceitos, é preciso
que a escola trabalhe também com a formação de valores e atitudes.
Nessa perspectiva,
a Escola elaborou seu projeto “Despertando
uma consciência ecológica” que tem como objetivo despertar os alunos para que
possam, não apenas agir corretamente no processo de preservação do meio
ambiente, como também colaborar com o despertar dessa consciência junto às suas
famílias e à comunidade.
- Despertar a
conscientização a respeito do Meio Ambiente e da importância da sua
preservação, assim como da necessidade do reaproveitamento do lixo por meio da
reciclagem.
- Mostrar que a
reciclagem traz inúmeros benefícios para a sociedade, reduzindo o volume de
lixo enviado aos aterros sanitários e ajudando a manter a cidade limpa, além
de promover economia de matéria-prima.
- Levar o aluno a
reciclar utilizar o material reciclado no dia-a-dia.
O trabalho foi
realizado com bastante sucesso, pois os alunos se empenharam para realizar o
trabalho, eles trouxeram materiais reciclados onde a sala pode perceber o tanto
de coisas que podem se fazer reaproveitando os materiais e no final foi
realizado um pequeno desfile de bonecos com roupas recicladas, onde dois alunos
até se vestiram com a roupa, pois eles
disseram que era uma sobra de tecido que
iria ser descartado e eles pediram ajuda
a um adulto para confeccionar uma roupa para a aluna que fazia parte do seu
grupo usar (vestido).
Projeto Higiene e
Saúde – 2º Bimestre
Nesta
aula o professor teve a oportunidade de trabalhar questões relacionadas à
higiene e saúde, que fazem parte do dia-a-dia das crianças, visando à formação
de hábitos e atitudes que contribuam para a prevenção de doenças e qualidade de
vida.
A
higiene é o conjunto de hábitos que nos permitem evitar muitas doenças e
conservar a saúde.
A
boa saúde depende de cuidados com o corpo, com a mente e com o ambiente.
Tipos de higiene
*Higiene Física
§ Tomar banho diariamente - Devemos utilizar sabonete
neutro.
§ O uso de desodorante é bastante útil, especialmente de Verão. No
entanto devem ser evitados os que inibem a produção de suor, podendo assim
aumentar a transpiração em outros locais do corpo – transpiração compensatória.
§ Lavar as mãos- sempre que
necessário, especialmente antes das refeições, antes do contato com os
alimentos e depois de utilizar o banheiro. Além disso, é importante manter as
unhas bem cortadas e limpas. - Os dentes e a boca devem ser escovados depois da
ingestão de alimentos, usando um creme dental com flúor. Uma higiene inadequada
dos dentes dá origem à cárie dentária, que pode ser causa de inúmeras doenças.
§ Beber água mineral
ou filtrada.
*Higiene Mental
ü
Ler bons livros e revistas;
ü
Assistir a bons programas de televisão;
ü
Passear, conhecer pessoas e lugares diferentes;
ü
Divertir-se;
* Higiene Alimentar
v consiste em preservar e lavar os alimentos
antes de os conservar ;
v Lavar bem as frutas e verduras;
v Manter os alimentos cobertos;
v Não comprar alimentos com prazos vencidos
v Preferir alimentos naturais a enlatados.
*Higiene Ambiental
v Colocar lixo em cestos com tampa;
v Não jogar lixo ou papel no chão , ruas ,
nos rios;
v Não rabiscar paredes e muros;
v Deixar janelas abertas para que o ar
circule;
v Não deixar água parada em garrafas,pneus
velhos,prato de vaso , etc;
TÍTULO: PREVENÇÃO AO USO DE
DROGAS “SIM PARA A VIDA, NÃO ÀS DROGAS”
Projeto - 8ª SÉRIE - 9º ANO B
O objetivo foi desenvolver junto a escola, um trabalho para
melhorar o entendimento as drogas, prevenção e as conseqüências do
consumo.
Infelizmente, o uso de drogas é uma prática disseminada na
sociedade que vem trazendo conseqüências desastrosas. Desestruturação familiar
e profissional, aumento da violência e crescimento de acidentes de trânsito são
alguns dos frutos provocados por tais problemas sociais.
É necessário promover ações que valorizem a auto-estima dos
estudantes, que os mantenham ocupados com atividades saudáveis, enriquecedoras
e atraentes para minar espaços por onde as drogas possam entrar. Mostrar-lhes o
quanto são amados e acolhidos pela família, pela escola, pela comunidade, pela
sociedade é mais do que dizer não às drogas, é erradicá-las.
Nenhum comentário:
Postar um comentário