segunda-feira, 27 de maio de 2013

Atividade complementar ao Currículo de Língua Portuguesa


Atividade complementar ao Currículo de Língua Portuguesa

Escrita de relato e crônica narrativa dos alunos da 5ª séries e da 6ª série “C”

O relato narra fatos reais, vivenciados pelo próprio autor.
Os relatos das rotinas e vida cotidiana parecem “sem imaginação ou criatividade”, porque sua função não é contar uma história, mas simplesmente registrar uma situação vivida por uma pessoa real, em um tempo real, documentando suas ações.


O esporte na minha vida

Em minha cidade temos um time de futebol, disputamos vários campeonatos e já ganhamos sete. Viajamos por muitas cidades, fazemos amigos por onde passamos. O esporte é muito importante na minha vida, pois impede que eu fique pelas ruas depois das aulas ou ante de ir à escola.
Eu estudo à tarde e treino pela manha das 8:00 até as 10:00 horas. Assim, fico o tempo todo ocupado e não sobra tempo para ficar na rua.
Gosto muito de futebol, pretendo ser profissional para o orgulho da minha cidade e de meus pais. Jogo como lateral direito, é a posição que ocupo no campo.
Também jogo footsal, disputamos campeonatos desta categoria. Espero que todas as crianças e adolescentes se interessem por qualquer tipo de esporte, só assim, poderemos ter um futuro digno.
Rodrigo Sérgio de Jesus Junior – 6ª C
Professora Esmarina




Crônica narrativa: é um gênero narrativo curto publicado em jornal ou revista e trata de acontecimentos do cotidiano.
Tem como objetivo envolver, emocionar o leitor. É elaborada em linguagem mais coloquial.
O texto escrito pelos alunos teve como tema: “um dia importante na vida”.


Um dia importante na minha vida.

Um dia eu fui de balsa à praia de Ilha Bela. Quando cheguei à Ilha Bela tirei meus sapatos, e fui direto colocar meus pés na areia. Dei um sorriso de felicidade e escrevi o meu nome naquela areia branca e fofa. Depois passei protetor solar, entrei no mar, dei um mergulho e logo após saí e fui tomar uma água de coco.
Em seguida parti para a balsa, fui a Praia Grande, e imediatamente entrei no mar, me afoguei e apavorada gritei por socorro. Estava desesperada, me debatendo, e um homem veio em minha direção e me puxou pelo braço e eu “agradeci” por ter me salvado, e se não fosse ele eu não estaria viva. Os apuros nos fazem refletir com a vida é importante.
Professora Esmarina

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arquivo do blog

Palavra da vice-diretora

Palavra da vice-diretora


Disciplina é liberdade”

Até pode parecer contraditório, mas não é. Somente através da disciplina pode-se obter a liberdade. Disciplina não é só ter obrigações, deveres, regras, condicionamentos ou cumprir exigências, pelo contrário, disciplina também é se auto-gerenciar, é estipular condições importantes e necessárias para que, durante a busca por suas metas pessoais, não haja complicações nem nada que nos impeça de atingir tal objetivo.

Disciplina é a peça chave da competência, afinal, é competente aquele que cobra resultados de si mesmo e não espera que outros façam isso. E esses resultados obtidos com disciplina não são para os outros, são para você mesmo.

Alguém que se disciplina em algum objetivo, garante que ele seja realizado com sucesso e acaba com qualquer chance de falhas. Ninguém vence na vida sem ter disciplina. Não adianta nada planejar atos e ações e, sem disciplina, não cumprir todas as suas vertentes que se fizerem necessárias.

Quem não conhece pessoas muito inteligentes e capazes que, por falta de disciplina, não conseguem aproveitar todo esse potencial e transformá-lo em resultado. Por exemplo, um rapaz acima do peso que estipula a meta de emagrecer deve disciplinar-se a praticar exercícios regulares, não ingerir comidas com alto teor de gorduras e etc. Ninguém cobrará essas atitudes dele, e se ele mesmo não o fizer, jamais alcançará seu objetivo.

A vida escolar prepara crianças e jovens para o futuro, para o competitivo mercado de trabalho e para a vida. Quem tiver bom desempenho nas atividades propostas pela escola terá mais facilidade em ter um bom emprego, realizar as tarefas que lhe for designada. Aprender a seguir regras torna possível a adaptação em empregos que exigem disciplina, e pode ter certeza, que todos os bons empregos exigem.

Aliada as suas qualidades e dons, a disciplina permite chegar onde se quer. E quando se alcança os objetivos propostos, nos tornamos ainda mais fortes. Estando mais fortes, passamos a ter a oportunidade e a liberdade de fazer escolhas. E escolher é a verdadeira liberdade. Poder escolher é ter caminhos a seguir, é ter opções, é ter oportunidades criadas não pelo destino ou pela sorte, mas pelas possibilidades criadas por nós mesmos, por aqueles que têm disciplina.

Enfim, quem tem disciplina faz o seu próprio caminho. E isso é ter liberdade.

Lia Matheus

Vice-dirretora