segunda-feira, 27 de maio de 2013

Viagem aos Museus de São Paulo


Viagem aos Museus de São Paulo


No dia 23 de agosto os alunos das segundas séries “B e D” do Ensino Médio da EE Dom Gastão Liberal Pinto, coordenados pela professora Maria Josefina, estiveram em visita no Museu Paulista e no Museu da Língua Portuguesa em São Paulo, atividade de um Projeto Didático – Pedagógico interdisciplinar de língua Portuguesa, História e Arte, elaborado pela escola e aprovado pela Secretária de Estado da Educação.
            Foram visitas de extraordinário valor cultural e de aprofundamento do conhecimento de forma bastante prazerosa.
            No Museu Paulista (Museu do Ipiranga) pode ser vista parte da História do Brasil por meio de objetos lá expostos, dos quadros de Pedro Américo, Vitor Meireles e Almeida Júnior que lembram momentos importantes do Brasil – Colônia e do Brasil – Império. Conheceram também o Monumento da Independência do Brasil e o local onde se deu o momento decisivo do acontecimento histórico, ou seja, as margens do riacho do Ipiranga.
            No Museu da Língua Portuguesa, por meio de atividades anteriormente desenvolvidas nas aulas de Português e por meio da visita monitorada, os alunos tiveram aprofundamento no conhecimento da origem das palavras, da relação língua – cultura, dos diversos falares e usos da língua portuguesa no Brasil. Além disso, tiveram contato com a alta tecnologia do Museu que permite o aprendizado por meio de interação entre o visitante e o espaço.
            Como complementação da viagem foi-lhes oportunizado o conhecimento de outros espaços interessantes da Capital Paulista, como o Mercado Municipal e o Shopping Center Norte.
            Parabéns aos alunos que puderam e souberam aproveitar bem esses momentos de enriquecimento cultural.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arquivo do blog

Palavra da vice-diretora

Palavra da vice-diretora


Disciplina é liberdade”

Até pode parecer contraditório, mas não é. Somente através da disciplina pode-se obter a liberdade. Disciplina não é só ter obrigações, deveres, regras, condicionamentos ou cumprir exigências, pelo contrário, disciplina também é se auto-gerenciar, é estipular condições importantes e necessárias para que, durante a busca por suas metas pessoais, não haja complicações nem nada que nos impeça de atingir tal objetivo.

Disciplina é a peça chave da competência, afinal, é competente aquele que cobra resultados de si mesmo e não espera que outros façam isso. E esses resultados obtidos com disciplina não são para os outros, são para você mesmo.

Alguém que se disciplina em algum objetivo, garante que ele seja realizado com sucesso e acaba com qualquer chance de falhas. Ninguém vence na vida sem ter disciplina. Não adianta nada planejar atos e ações e, sem disciplina, não cumprir todas as suas vertentes que se fizerem necessárias.

Quem não conhece pessoas muito inteligentes e capazes que, por falta de disciplina, não conseguem aproveitar todo esse potencial e transformá-lo em resultado. Por exemplo, um rapaz acima do peso que estipula a meta de emagrecer deve disciplinar-se a praticar exercícios regulares, não ingerir comidas com alto teor de gorduras e etc. Ninguém cobrará essas atitudes dele, e se ele mesmo não o fizer, jamais alcançará seu objetivo.

A vida escolar prepara crianças e jovens para o futuro, para o competitivo mercado de trabalho e para a vida. Quem tiver bom desempenho nas atividades propostas pela escola terá mais facilidade em ter um bom emprego, realizar as tarefas que lhe for designada. Aprender a seguir regras torna possível a adaptação em empregos que exigem disciplina, e pode ter certeza, que todos os bons empregos exigem.

Aliada as suas qualidades e dons, a disciplina permite chegar onde se quer. E quando se alcança os objetivos propostos, nos tornamos ainda mais fortes. Estando mais fortes, passamos a ter a oportunidade e a liberdade de fazer escolhas. E escolher é a verdadeira liberdade. Poder escolher é ter caminhos a seguir, é ter opções, é ter oportunidades criadas não pelo destino ou pela sorte, mas pelas possibilidades criadas por nós mesmos, por aqueles que têm disciplina.

Enfim, quem tem disciplina faz o seu próprio caminho. E isso é ter liberdade.

Lia Matheus

Vice-dirretora